PULGAS o que fazer e não fazer?

22/11/2013 20:20
 

Tratamentos contra pulgas é uma preocupação comum dos proprietários de coelho qual é a melhor maneira de se livrar delas? Tem algum perigo ao seu coelho?

Infelizmente, não é tão simples como parece, quando se trata de determinar os "melhores" produtos no mercado, até os veterinários mais experientes não tem muito conhecimento.

Segue uma lista de algumas das formas mais comuns de tratar pulgas, e os argumentos a favor e contra elas.

 

Advantage

 

Dr. Marianne disse que é o único produto tópico que é testado e comprovado a segurança para coelhos. É a melhor forma de acabar com as pulgas, use as feitas pela Bayer, não pegue de outra marca. A quantidade da dosagem é calculada pelo peso do seu coelho. O produto demora 24 horas para fazer efeito, é recomendável deixa-lo isolado sem contato com outros animais. Após as 24 horas limpe bem o local onde ele fica. O Avantage elimina as pulgas adultas presentes no animal no primeiro dia de tratamento e continua eliminando novas pulgas por 4 semanas. Elimina ninfas (estágio inicial do piolho) e piolhos adultos no animal. A atividade da imidacloprida baseia-se na sua forte ligação aos seus receptores nicotínicos das regiões pós-sinápticas do sistema nervoso central dos insetos, interrompendo a transmissão de impulsos colinérgicos dos parasitos. Devido às propriedades do produto, este se espalha por toda a superfície da pele do animal, matando as pulgas por contato. O produto não é absorvido e não possui, portanto, ação sistêmica. http://www.bayerpet.com.br/

Resumo: Recomendável.

 

Pó Anti-Pulga

 

Aplica-se pó em seu coelho com 5% de inseticida carbaril (a marca comum é de 5% de pó Sevin) trabalha a poeira para baixo através de pele grossa do Coelho. Coelho pode tentar lamber algumas delas fora; suponha-se que ele não irá se molhar, este é, provavelmente, um bom tratamento.

Resumo: Recomendável.

 

CUIDADO:

 

A maior parte do pó é apenas um agente transportador, e a muito pouco do ingrediente ativo na mistura. Outro aviso importante: Há todos os medicamentos naturais em pó, para pulgas, vendidos que contêm principalmente poejo (muito venenosas), hortelã-pimenta, eucalipto ou outras ervas. Algumas destas ervas podem até ser seguras para os seres humanos comerem, mas podem matar os coelhos. Mantenha limpos os locais que seu coelho freqüenta, utilizando produtos destinados ao controle de pulgas. Ao detectar que seu pet está com piolho, elimine travesseiros, cobertas, escovas e toalhas, tudo que o coelho tem contato.

 

Mergulhos Anti-Pulga (Banhos)

 

Algumas casas de preparação destes banhos, irão recomendá-lo a fazer isso, mas é altamente desencorajado pelos veterinários, como disse o veterinário Marinell Harriman: "Nós nunca recomendamos um mergulho anti-pulga para coelhos, e recentemente recebemos um relatório muito alarmante de uma morte ocorrida depois do uso de um shampoo anti-pulga, seguido por um mergulho anti-pulgas em derivado de crisântemo. Nós não podemos ter certeza quanto à causa específica da morte - o stress do banho ou os ingredientes no shampoo ou mergulho - por isso, recomendamos tanto evitar o banho".

Resumo: Não é recomendável.

 

Pentes Anti-Pulga

 

Isoladamente esta abordagem provavelmente não vai resolver o problema, mas é definitivamente uma parte importante da equação. Certifique-se de verificar em torno das orelhas e as pernas para os lugares onde as pulgas podem se esconder. Afogar as pulgas capturadas em água ou álcool.

Resumo: Pode até ajudar, mas não resolve sozinho.

 

Colares da pulga

 

Nem sequer pensar em tentar essa abordagem. Não só coelhos odeiam restrições ao redor do pescoço, como também a maioria dos colares de pulga é tratada com uma dose química que é medida para os animais mais pesados (cães e gatos). Uma correção rápida potencial não vale a pena o risco de overdose acidental.

Resumo: Não é recomendável.

 

ATENÇÃO:

 

Produtos, como: Frontline, por Rhone Merieux Inc, são altamente perigosos para os coelhos. O próprio fabricante admitiu que esse produto pode causar "reações adversas" em coelhos. Se o coelho tem uma reação adversa, você deve lavar o tratamento da pele com xampu suave e sabão, em seguida, levar o coelho ao veterinário.

Além das pulgas adultas presente no animal, é importante saber que as fases jovens como ovo, larva e pupa são microscópicas e estão no ambiente onde o animal vive. Estas fases são resistentes aos desinfetantes convencionais, necessitando de tratamento específico no caso de infestações. O piolho passa a vida toda no hospedeiro. O piolho macho fica na superfície da pele e a fêmea coloca seus ovos, as lêndeas, grudadas ao pelo. O piolho passa ávida toda no hospedeiro. O piolho macho fica na superfície da pele e a fêmea coloca seus ovos, as lêndeas, grudadas ao pelo.

 

Sintomas e Risco:

 

Desconforto e coceira, chegando a machucar o local afetado. Em casos graves, a infestação causa anemia e fraqueza. Cães e gatos infestados e por pulgas podem apresentar Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas. Se o cão ou o gato ingerir acidentalmente (se coçando ou se lambendo) pulgas e piolhos, poderá contaminar-se com o verme Dipylidium caninum, pois pulgas e piolhos são hospedeiros intermediários deste verme.

 

Transmissão:

 

Contato direto com animais ou ambientes infestados. Os piolhos se proliferam mais nos meses de clima frio do ano.

 

Curiosidades:

 

Cerca de 95% das pulgas estão no ambiente, por isso ele também precisa ser tratado. Dez pulgas podem depositar mais de 15 mil ovos. Pulgas podem picar os animais mais de 400 vezes ao dia.

DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas) é a dermatite causada pela saliva de pulgas e é um dos casos mais comuns de dermatite em clínicas. Ela não depende do número de pulgas, mas se seu pet é alérgico ou não.

As espécies de piolhos no ser humano não infestam os animais e os piolhos dos pets não se hospedam em humanos.

Coelho tem o mesmo tipo de pulga que o gato. A pulga do cachorro não infesta o coelho.

 
OBS. Nunca aplique nenhum medicamento sem conhecimento de um médico veterinário especializado, procure sempre um Médico Veterinário para qualquer tratamento ou aplicação de medicamentos em seu coelho.

—————

Voltar