Hipertermia ou Estresse Calórico

09/05/2013 00:03
Quando a temperatura passa dos 30ºC no ambiente dos coelhos, eles sofrem terrivelmente. Se a temperatura continua subindo, podem morrer repentinamente com parada cardíaca. Os coelhos são animais do frio e é por isso que eles podem suportar temperaturas de até - 10ºC abaixo de zero sem problemas quando em gaiolas externas. Porém o calor excessivo produz esterilidade nos machos e aborto nas fêmeas gestantes.

 

Tratamento/Cuidados: É importante observar seu comportamento durante os meses quentes: os coelhos se tornam mais inativos que de costume, mas isso é normal. A partir de 30 graus podem começar a ter problemas: se não reagem a nossos estímulos, respiram demasiado rápido, devemos tomar algumas medidas.
 
Os sintomas de um estresse calórico são: respiração agitada, passando a sons respiratórios (causados pelo excesso de secreções), prostração e desmaio. NÃO o mergulhe em água fria. Isto pode provocar um choque térmico. Molhe suas orelhas e seu corpo com água fresca. Leve-o ao veterinário de animais exóticos ou a uma clínica de urgências, imediatamente. Assegure-se de que o coelho não esteja exposto à luz do sol diretamente. Deve estar à sombra. Pode ser colocado um ventilador que não ventile diretamente nele ou também colocar uma toalha úmida sobre a gaiola, para que o ar do ventilador atravesse a toalha e crie ar fresco. Ter cuidado para que o coelho não chegue ao ventilador, nem possa morder seus fios.
Colocar uma pedra de cerâmica ou de mármore em seu cantinho favorito para que o mantenha mais tempo sem calor. Eles liberam calor pelas orelhas. Umedecendo-as ajudará a reduzir seu calor. Escovar sua pelagem, assim sairá parte do pêlo solto que o aquece. Se ele tem pêlo longo, pode-se recortar um pouco para que não se aqueça muito. Congelar uma ou duas garrafas pet com água e colocá-las na gaiola para que se refresque encostando-se a elas. Vaporizar com água procurando que esta penetre entre o pêlo e a pele. Dar vários tipos de verduras para mantê-lo hidratado. (ver a seção Alimentação).
Ter especial cuidado com os coelhos com mais de 5 anos e com os que estejam obesos. Estes coelhos costumam ser mais sedentários e podem não tomar água se têm calor. O coelho pode desidratar-se e provocar sua morte ou lesões. Especial cuidado com o ar condicionado, procurando que não haja corrente de ar direta sobre ele. Tentando solucionar um problema, poderíamos prejudicar nosso coelho ocasionando-lhe problemas respiratórios. É importante recordar também que o banho nem sempre é uma boa idéia para refrescar nosso coelho, uma vez que costumam ser uma fonte de estresse desnecessária. Podemos aliviar o calor com outros métodos.

—————

Voltar