Higiene

01/12/2015 21:33

Higiene

A chinchila toma banho seco. No seu habitat natural, ela se move na terra e assim tira a oleosidade produzida pelo corpo. Na criação caseira, usamos pó de mármore ou carbonato de cálcio, que são mais higiênicos e atóxicos.

Existem várias formas de oferecer este banho: a mais comum é em uma “banheira” de chapa ou dentro de outros recipientes que permitam que a chinchila vire-se totalmente para um banho mais homogêneo. O ideal é evitar o uso de materiais de plástico, pois acabará sendo roído por ela.

A periodicidade do banho depende da umidade do ar na região que a chinchila está morando. Normalmente, uma vez por semana é suficiente para que ela mantenha-se limpa e seca. Existem casos em que serão necessários dois a três banhos por semana (em regiões úmidas). O pó ou o carbonato não devem ser peneirados e, sim, descartados periodicamente.

O fornecimento do pó deve ser interrompido em casos como: períodos de tratamento de fungos, lesões com secreções e após o parto (durante uma semana). Não é recomendado o uso de antifúngicos no pó, pois podem ocasionar resistência a estes produtos.

Nas gaiolas onde é usada a pedra mineral, o uso do pó é dispensável, pois as chinchilas tomam banho no próprio pó da pedra.

 

—————

Voltar