GESTAÇÃO E PARTO

20/12/2015 22:47

 

COMO A COELHA ATUA QUANDO VIVE SOLTA NA NATUREZA

Quando a coelha vive solta na natureza ou dentro de um quintal de chão, ela cava o ninho ao ficar prenha e fecha a entrada. Uma semana antes do parto mais o menos, ela abre, coloca palha e fecha de novo. No dia do parto, ela o abre, coloca mais palha, arranca os pelos do peito que nesse dia já ficam meios "frouxos" digamos assim, e completa a preparação do ninho. Pare os filhotes dentro do ninho e o fecha de novo, a natureza previu isso para evitar predadores. Ela não vai ficar no ninho depois do parto, vai ficar zanzando ou dormindo por ai perto ou junto da entrada. Ela só vai abrir e entrar para amamentar e fechar de novo.

A coelha tem 6 mamas boas e 2 que dão pouco leite, por isso se tiver mais de 6 filhotes sempre vai ter algum que ficou com fome. Isso faz com que alguns filhotes tentem sair do ninho em busca da mãe, se orientam pelo calor do corpo da mãe e se enfiam por baixo para mamar, assim que a coelha percebe, sai correndo, pois só amamentará no horário programado pelo instinto. NUNCA ESQUECER QUE ANIMAIS NÃO TEM NOSSO RACIOCÍNIO, ela não pode entender que a quantidade de filhotes supera suas mamas e tem que aumentar o número de mamadas. Nos casos de muitos filhotes, o tempo todo do desmame é uma correria de mãe fugindo e cria correndo atrás, mas a natureza consegue suprir todas as deficiências, nunca perdi nenhum filhote por ninhadas grandes, já tive de 11, 9, 8 filhotes por ninhada e todos cresceram sadios.

A coelha não deita de lado para amamentar, fica em pé e os filhotes rastrejam por baixo dela de costas para mamar, por isso mesmo vendo a mãe dentro do ninho pode se pensar que não está amamentando. Às vezes enquanto amamenta fica lambendo os filhotes para limpá-los.

Geralmente é falta de conhecimento dos hábitos naturais dos coelhos.

1- A coelha NÃO fica no ninho, é só para a cria, ela entra só para amamentar.

2- Algumas coelhas ficam o tempo todo junto do ninho, mas outras se afastam e ficam mais longe.

3- A amamentação em geral é 1 (UMA) vez ao dia geralmente à noite quando tudo está calmo, silencioso e sem ninguém por perto. Tem alguns casos fora do padrão, como coelhas dando de mamar a toda hora, mas não é o comum.

 

GESTAÇÃO E PARTO
A gestação das coelhas é de 28 a 30 dias, podendo se estender até 32 dias. Se ela não parir ao 33º dia, leve-a ao veterinário para induzir o parto. Gestação prolongada faz os filhotes crescerem muito dificultando o parto, eles podem nascer mortos e ainda põe em risco a vida da mãe.

 
 

 

—————

Voltar