Falando Sobre Coelhos

04/08/2016 22:06

 

 

Falando Sobre Coelhos

Nesta "nova era" de animais de estimação surgem os Coelhos Anões ou Mini Coelhos (como são mais conhecidos no Brasil) e, não por acaso, após terem conquistado os lares de milhares de Norte Americanos, Japoneses e Europeus, estes lindos orelhudinhos tem se mostrado também aos Brasileiros um excelente animal de companhia.

Os Mini Coelhos não fazem barulho e seu pêlo não possui odores. São encantadores! Mansos e carinhosos, são capazes de e...stabelecerem laços e interagirem com as pessoas (ao contrário do que muitos pensam!). Podem ser levados para passear com coleiras peitorais próprias, não necessitam de muito espaço (apenas de uma gaiola não muito grande), são capazes de aprender a fazer suas necessidades em locais escolhidos pelo dono e necessitam de cuidados básicos, sendo sua manutenção bem barata uma vez que consomem pouca ração e se alimentam de vários alimentos encontrados por preços módicos em mercados, etc.

No Brasil já são criadas várias raças, sendo possível, (de acordo com a raça) encontrá-los com orelhas eretas ou caídas, com muito ou pouco pêlo e em tamanhos que variam de 20 a 40 cm. Ahhh! Isso sem falar nas cores que podem variar do conhecido branquinho até malhados, tricolores, bicolores, pretos, cinzas, siameses, etc. Enfim, existem várias opções para todos os gostos. Mas o importante é o amor e a alegria que eles proporcionam, não devendo o dono se apegar a tamanho, cor, etc...

Pecaram ao inserir o coelho como um animal roedor. O hábito de roer não é suficiente pelo ponto de vista biológico, para enquadrar filogeneticamente os coelhos como roedores. Os coelhos pertencem a ordem Lagomorpha e estão muito longe de serem parentes dos animais pertencentes a ordem Rodentia (roedores) como as pacas, capivaras, esquilos, ratos, camundongos, preás, porquinhos-da-índia, entre outros. Além da distância evolutiva os "Lagomorphas" possuem fisiologia digestiva e reprodutiva com características próprias e um comportamento completamente antagônico aos roedores. Portanto, é um erro grave de taxonomia zoológica denominar coelhos como roedores.

Reconhecidamente, uma das melhores opções como "mascote" atualmente. Não há como não se apaixonar por eles!

Fonte:sitiobrasil.eco.br

 

—————

Voltar