Dicas para Cuidar de Coelhos Domésticos

20/09/2014 22:42
Coelhos são animais sociáveis e podem ser ótimos bichinhos de estimação quando tratados delicadamente. Eles podem até responder a um leve treinamento e desenvolver uma relação interativa com seus donos. Mas antes de optar por um coelho, você deve fazer uma pesquisa detalhada sobre a natureza e as necessidades dos coelhos. Coelhos domésticos são bem diferentes de seus semelhantes selvagens. Eles preferem ficar dentro de casa e podem não tolerar temperaturas extremas. Seguem algumas boas dicas de cuidados para o seu coelhinho – vale lembrar que a falta de cuidados adequados pode diminuir a expectativa de vida dele.
 
  • Os coelhos precisam de interação com seus donos; você deve passar um bom tempo com eles para que eles se familiarizem com você. Ele deve se exercitar regularmente e ter uma rotina de brincadeiras. Coelhos são naturalmente alegres e ágeis, e por isso vão adorar brincar com você.

  • A dieta de seu bichinho deve ser rica em nutrientes; inclua comidas fibrosas, que formarão uma forragem. Entre esses alimentos estão feno de boa qualidade e vegetais frescos. Embora bastante nutritivos, alguns vegetais não devem fazer parte dessa dieta: alface americana, tomates, milho, batatas, beterrabas, cebolas, ervilhas, brotos e sementes de bambu e similares. Não dê a ele doces e chocolates – consulte um veterinário a respeito da dieta ideal para seu coelhinho.

  • Os coelhos têm o hábito instintivo de mascar. Então, dê a ele brinquedinhos seguros que ele possa mastigar, e também amplo espaço para que ele possa correr.

  • Deve-se lidar com os coelhos com cuidado. Pode ser perigoso para a saúde deles serem pegos de forma descuidada, principalmente por crianças. Eles gostam muito de estar perto das pessoas, mas também devem ser deixados um tempinho sem serem manuseados.

  • Seu bichinho precisa de um checkup regular. O ideal é castrá-lo para evitar algumas doenças; também é necessário vaciná-lo.

  • Seja cuidadoso ao limpar a urina do coelho; ela libera um odor forte que pode ser bastante reduzido caso ele seja castrado. Caso essa urina fique seca e esbranquiçada, use vinagre para limpá-la.

 
Coelhinhos de estimação podem ser saudáveis e domesticados. Mesmo que você pegue um coelho selvagem, com treinamento adequado ele pode tornar-se um ótimo bichinho domesticado; mas enquanto estiver escolhendo seu bichinho, tenha cuidado com as doenças. Você pode inclusive visitar um criador particular para comprá-lo. Aproveite para prestar atenção no lugar e condições em que eles são criados. Você deve também observar se eles já estão propriamente socializados.
 
Não se preocupe com a idade de seu coelhinho. Às vezes com o cuidado e assistência apropriados, até coelhinhos mais velhos podem tornar-se bastante interativos. Eles mostram uma boa personalidade e podem criar laços com seus novos donos facilmente.

—————

Voltar