Cuidados Dentários Chinchilas

14/01/2016 18:39

***Cuidados Dentários***

As chinchilas possuem 4 dentes incisivos na frente mais 16 dentes no fundo da boca.
Além dessa quantidade toda de dentes dentro daquela boquinha pequenininha existe uma característica que precisa ser conhecida e monitorada frequentemente: o CRESCIMENTO CONSTANTE DOS DENTES.

Isso mesmo, diferente de nós humanos que nascemos com “dentes de leite” que caem e após isso nascem os definitivos, nas chinchilas seus dentinhos nunca param de crescer até o fim de suas vidas.

Dai vocês devem estar se perguntando como esses dentes não ficam gigantescos.
Bom, na natureza as chinchilas comem o que tem disponível e que no seu habitat natural se define por uma vegetação seca e pouco nutritiva. Devido a esse alimento ser pouco nutritivo, elas precisam comer em grandes quantidades para satisfazerem suas necessidades. Devido a essa necessidade de consumir um volume grande de alimento, elas precisam realizar muita mastigação, o que causa o desgaste natural dos dentes.

A má oclusão dentária é um problema grave e se não for tratada cedo pode levar o chinchila a óbito rapidamente. Os dentes da frente são fáceis de perceber alteração no tamanho, porem os dentes do fundo precisam da observação preventiva de um veterinário.
Quando esta com problemas dentários, os chinchilas não conseguem comer, emagrecem, podem ter secreção e/ou inchaço na região dos olhos, babam e possuem a área do pescoço e boca molhada.

Então, o que devemos fazer para que nossas chinchilas possuam um bom desgaste dental?

Lembra que lá em cima dissemos que a chinchila come em grandes quantidades? Esse é o segredo!!
Precisamos focar na alimentação básica: ração, feno (tifton, coast cross), e feno de alfafa moderado além de água fresca em abundância. Como fornecer? Veja:

- Ração: 1 xícara de café por chinchilas
- Feno (tifton, coast cross): a vontade, não há contra indicação
- Alfafa (feno, cubos): um punhado dia sim, dia não

Frutas e verduras frescas não são recomendadas, pois a umidade pode causar diarreia, gases entre outros problemas. NO HABITAT NATURAL DAS CHINCHILAS NÃO TEM couve, cenoura, maçã, banana.

Não é proibido fornecer esse tipo de alimento, porém eles tem um valor nutritivo mais alto, o que saciará rapidamente a fome da sua chinchila, além de não possuir uma textura que irá promover o correto desgaste dentário. Esses alimentos devem ser usados como petiscos, fornecidos em pequeninas quantidades (do tamanho da sua unha) e no máximo 3x na semana, é apenas um agrado. É como comer pudim, beber refrigerante, comer uma pizza...

Minha chinchila não gosta de feno, como posso acostumá-la?

Meus chinchilas foram resistentes ao consumo do feno, com isso decidi modificar a rotina de alimentação deles.
A noite é o período em que eles mais estão ativos e consequentemente é a hora em que costumam se alimentar mais.
O pote de ração era sempre abastecido a noite, então suspendi esse abastecimento a noite e disponibilizei o feno. Com a ausência da ração, por sentir fome, eles eram obrigados a comer o feno. Pela manhã inseri a ração em quantidade reduzida (metade da quantidade ideal).
Esse processo foi feito por três dias e ajudou a acostumar o paladar ao feno.

Uma outra opção, é misturar o feno a camomila e deixar dentro do saco fechado por 24h, para que o feno adquira o cheiro da camomila e torne-se mais atrativo para os peludos.

Além da alimentação adequada, há acessórios que ajudam no desgaste. São eles:

- Tocas e brinquedos de madeira PINUS sem tratamento químico
- Casca de coco seco sem polpa
- Bucha natural seca, sem semente e lavada sem produto químico

Também seguem algumas imagens com dentes saudáveis e dentes alterados.

‪#‎chinchila‬ ‪#‎chinchilla‬
‪#‎minhachinchila‬ ‪#‎mychinchilla‬
‪#‎dentes‬ ‪#‎máoclusão‬

 

Fonte http://odontovet.com/tratamento/tratamento-em-chinchilas/

 

—————

Voltar