Como educar meu coelho

14/07/2014 21:14

Quando se tem um animal de estimação queremos que nos compreenda e que interaja conosco. Por isso educar nosso animal é a chave para que tenha uma melhor convivência no lar. Assim o vínculo com seu animal será mais forte. E com seu coelho não é diferente ,mas para educar, tem que entendê-lo. O coelho é um animal muito inteligente e com alguns incentivos adequados é capaz de ficar bem educado. Por isso damos alguns conselhos para que saiba como educar seu coelho.

Instruções

 

  1. Comprove que seu coelho tenha uma alimentação adequada, que vive em condições higiênicas adequadas e que é visto no veterinário de forma periódica. Se o coelho está são e bem alimentado será mais fácil educá-lo porque se sentirá bem.
  2. Fale com seu coelho sempre com voz agradável para que confie em você. Nunca grite ou persiga já que pode desconfiar de você e pensar que é um predador. Ofereça-lhe comida já que isto é um bom incentivo para ele. Faça-o sem movimentos bruscos e despertará sua curiosidade. Deste modo atrairá sua atenção Aproxime-se e mostre-se receptivo, experimente acariciá-lo, e se ficar assustado comece o processo em outro momento.
  3. Seu coelho, como todos os outros coelhos, se estressa com facilidade, por isso tente que o lugar onde se encontra, seja tranquilo.
  4. Se quer pegar seu coelho para lhe dar carinho, apanhe-o com cuidado uma vez que tem um esqueleto muito delicado. Se seu coelho não quer que o apanhe, espere e tente quando estiver mais receptivo. Nunca o obrigue se não quer.
  5. Se seu coelho faz suas necessidades fora de sua gaiola, observe onde as faz e ponha aí a bandeja. Os coelhos costumam fazer suas necessidades sempre no mesmo lugar e normalmente num canto. Se em outro momento fizer suas necessidades fora desse lugar diga que NÃO firmemente e coloque-o na sua bandeja, mas deve fazer no momento que está urinando para que o entenda. Se o fizer bem, recompense-o com comida depois de acabar. Quando estiver ensinando a fazer suas necessidades no seu lugar, a princípio deixe alguns dias a gaiola suja para que cheire a xixi e o associe, mas limpe se estiver muito sujo.
  6. Lembre-se de deixar seu coelho sair da gaiola pelo menos meia hora por dia para que faça exercício. Quando precisar retornar a gaiola , guie o coelho para que volte a entrar com empurrõezinhos no traseiro ou lhe dando algo de comer dentro de sua gaiola para que o motive entrar. Para que isto funcione é muito importante que ele não tenha medo de você porque senão quererá se esconder e nunca o apanhe de forma brusca.
  7. Nunca perca a calma com seu coelho, lembre-se que a paciência e o carinho ajudarão a educar seu coelho.
  8. Pode acontecer que seu coelho não goste de caricias e possa arranhar ou morder para dizer que o deixe tranqüilo. Não leve a mal, respeite os seus desejos e descubra do que ele gosta.
  9. Para poder educar seu coelho e viver felizes juntos, tem que conhecê-lo e saber como ele é.
 

—————

Voltar