Como Cultivar Grama de Trigo em Casa

16/10/2014 21:43
A grama de trigo é rica em vitaminas e nutrientes. Se você deseja fazer dessa grama parte da sua dieta do seu coelho, tente cultivá-la em casa em vez de comprá-la pronta. Este artigo fornece informações de como cultivar a grama de trigo a partir da semente e aproveitá-la ao máximo assim que amadurecer. É um alimento indicado para ser consumido no dia a dia, pois contribui para uma boa digestão, reduz o risco de doenças coronárias, mantêm a flora intestinal saudável.

 

Método 1 de 3: Por de molho e germinar as sementes de grama de trigo

Obtenha as sementes. Elas também são conhecidas como bagas de trigo. Compre as sementes na internet ou na loja da Coelhos Mini. Procure sementes orgânicas de uma fonte confiável para certificar-se de que as sementes não foram tratadas com pesticidas.
 
Prepare as sementes. Antes que possam ser postas de molho e germinadas, elas precisam ser medidas e enxaguadas.
  • Calcule a quantidade suficiente de sementes para criar uma pequena camada na bandeja de semente que você utilizará para cultivar a grama. Com uma bandeja de 40 cm x 40 cm, use cerca de duas xícaras de sementes.
  • Enxague-as em água fria e limpa usando um escorredor com furos pequenos ou um coador. Drene-as bem e coloque-as em uma tigela.

Ponha-as de molho para iniciar a germinação. No fim do processo, elas terão brotado pequenas raízes.

 

  • Despeje água fria, de preferência filtrada, em uma tigela de sementes. Adicione cerca de três vezes a quantidade de sementes de água. Cubra a tigela com uma tampa ou plástico-filme e coloque-a no balcão para ficar de molho por aproximadamente 10 horas ou a noite toda.
  • Drene a água das sementes e substitua com água ainda mais fria na mesma medida de antes. Deixe-a de molho por mais 10 horas.
  • Repita o processo mais uma vez.
  • No fim do último molho, as sementes devem ter brotado raízes. Isso significa que estão prontas para o plantio. Drene-as e deixe-as de lado até quando for plantá-las.
 

Método 2 de 3: Plantando as sementes

 
Prepare a bandeja de sementes para o plantio. Forre-a com papéis toalha para impedir que as raízes cresçam pelos furos no fundo da bandeja. Espalhe uma camada uniforme de 5 cm de adubo orgânico ou terra de plantio na bandeja.
  • Se possível, use papéis toalha que não foram tratados com substâncias químicas ou tinturas. Papéis toalha reciclados, sem substâncias químicas são disponibilizados em lojas de produtos naturais.
  • Use um adubo pré-umedecido ou terra de plantio sem pesticidas ou outras substâncias químicas. É importante usar terra orgânica para se beneficiar ao máximo da grama de trigo.

Plante as sementes. Espalhe-as em uma camada uniforme ao longo do topo da terra de plantio ou adubo. Pressione-as levemente na terra, mas não as enterre totalmente.
  • Não há problema se as sementes estiverem tocando umas nas outras, mas certifique-se de que não haja uma pilha delas em uma área. Cada uma delas precisa de um espaço para crescer.
  • Regue a bandeja com pouca água, procurando umedecer cada semente.
  • Cubra a bandeja com algumas folhas de jornal umedecidas para proteger as plântulas.
 
Mantenha as sementes úmidas. É importante certificar-se de que elas não sequem nos primeiros dias após plantá-las. Mantenha-as úmidas enquanto elas se enraízam na bandeja.
  • Levante o jornal e regue bem a bandeja de manhã para que o solo fique úmido, mas não encharcado.
  • Use um borrifador com água para umedecer um pouco o solo de noite, para que as plântulas não sequem. Borrife também o jornal.
  • Após quatro dias, retire o jornal. Continue regando a grama uma vez por dia.
Mantenha-a em luz solar parcial. O sol direto danificará a grama, por isso certifique-se de que sempre esteja em um local sombreado.
 

Método 3 de 3: Colheita da grama de trigo

Espere a grama de trigo se dividir. Quando os rebentos estiverem maduros, uma segunda folha de grama começará a crescer a partir da primeira. Quando isso ocorrer, a grama está pronta para ser oferecida ao coelho.
  • Nesse ponto, a grama deve ter cerca de 15 cm de altura.
  • Ela geralmente está pronta para a colheita após 9 ou 10 dias de crescimento.
 
Inicie o processo novamente. Se você planeja fazer dessa grama parte da dieta diária do seu coelho, será necessário mais de uma bandeja de plântulas de cada vez.
  • Determine o tempo do ciclo de crescimento e de colheita para que você tenha novas sementes de molho enquanto as de antes estão no processo de enraizamento. Desse modo, você produzirá a quantidade suficiente de grama de trigo para seu coelho todos os dias.
  • A grama de trigo tem uma linda cor verde brilhante e adiciona um toque natural à cozinha ou ao solário, onde quer que você a cultive. Considere cultivar a grama de trigo em um recipiente decorativo e cercá-la com outras plantas, para que você possa apreciar a beleza da grama bem como seus benefícios à saúde.

—————

Voltar