Como cortar as unhas do coelho!

03/07/2013 12:07
 
As unhas dos coelhos crescem rapidinhas, quando eles ficam apenas presos nas gaiolas ou não tem onde desgastar com cavações por exemplo. Por este motivo, é necessário cortá-las com certa freqüência, principalmente, porque eles podem nos arranhar.
 
Se você não tem prática, é aconselhável levar seu animalzinho até um pet shop ou ao veterinário para fazer o primeiro corte das unhas. Preste bastante atenção em todo o procedimento… e da próxima vez você mesmo poderá cortar as unhas dele!
 
Pra entender um pouco mais:
 
O coelho tem 5 unhas por pata e uma delas é lateral. As unhas das patas dianteiras crescem mais rapidamente que as das patas traseiras. Olhando a unha contra a luz, percebem-se duas zonas bem diferenciadas. Uma mais avermelhada possui vasos capilares e fica mais próxima da carne, a outra é mais esbranquiçada. É necessário respeitar a zona com capilares e cortar a parte esbranquiçada.
 
É necessário cortar com boa iluminação, para poder diferenciar a zona que esteja com os capilares. Se as unhas forem escuras e não se distinga a zona dos capilares, se cortará somente um pouco da ponta.

 

O cortador de unhas deve ser específico para as unhas de animais. É preciso respeitar a forma da unha, fazendo o corte ligeiramente inclinado.
 
Ocorrendo acidentalmente corte na zona de capilares e sangrar, estanca-se o sangue pressionando a área do corte com gaze ou use pó hemostático. (aquele pó hemostático que a manicure usa também serve!)
 
Alguns coelhinhos têm as unhas escuras, dificultando a visão de onde estão os vasos sanguíneos. Aconselhamos que você corte apenas a pontinha ou ilumine as patinhas do coelho, assim você conseguirá enxergar e cortar de modo correto.
 
Se o seu coelho não parar quieto, ficar bravo e dificultar o corte, é aconselhável cortar sempre acompanhado de outra pessoa pra auxiliar e também enrolar o coelho numa toalha. Assim ele fica mais seguro e quem estiver com ele no colo também.

—————

Voltar