COELHOSIDADE - COMUNICAÇÃO

28/12/2015 21:43

Já postamos por aqui que nossos coelhudos utilizam de suas orelhas para se comunicar. Além das orelhas os coelhos utilizam dos son, tais como:

SONS DE FELICIDADE: Os coelhos têm um repertório bem limitado de barulhos que fazem quando estão felizes, que incluem um ronrono bem baixo, um som de clique suave e um ranger de dentes bem leve que indica contentamento.

SONS DE ALERTA: O clássico é uma batida com a pata traseira para avisar os outros membros do grupo de que há um perigo se aproximando ou que algo está errado. Além disso, a batida com a pata traseira pode ser usada para chamar sua atenção. Um coelho que se sente ameaçado e está nervoso o suficiente para atacar pode fazer uma série de grunhidos e rosnados. Caso você tenha dois coelhos (um macho e uma fêmea) e o macho começar a grunhir, tire-o de perto imediatamente, a não ser que queira que eles tenham filhotes. Um macho grunhindo está indicando uma tentativa de acasalar com uma fêmea.

SONS DE MEDO: Os coelhos têm um grito particularmente penetrante e perturbador que guardam para quando estão extremamente assustados ou sendo atacados. Se o seu coelho gritar, ele pode estar com dor ou em perigo. Se perceber que seu coelho está com dor, procure sinais de ferimentos externos óbvios e entre em contato com o veterinário dele imediatamente. O animal pode estar com um ferimento interno ou externo que precise de tratamento imediato.

A maior parte da linguagem corporal de um coelho é sutil e discreta, e a comunicação se dará em conjunto com os comportamentos já citados acima.

SINAIS DE RELAXAMENTO: você pode perceber quando ele está relaxado se ele estiver deitado de bruços com as patas traseiras esticadas para trás. Ele também pode agachar com todas as patas embaixo do corpo e as orelhas relaxadas contra a cabeça. 

SINAIS DE SUBMISSÃO: Seu coelho pode tentar se tornar o menor possível colocando a cabeça e o pescoço para dentro do corpo e tentando desaparecer. Ele também evitará fazer contato visual direto com o coelho (ou pessoa) para quem está se mostrando submisso. Um coelho nessa posição geralmente está indicando para os outros que não é uma ameaça.

SINAIS DE MEDO: Quando estiver com medo, seu coelho apertará bem as orelhas contra a cabeça, tentando reduzir sua silhueta para não ser visto por um predador, e seus músculos faciais parecerão tensos. Dessa maneira, seus olhos parecerão saltar da cabeça.

SINAIS DE IRRITAÇÃO: Ele mexerá a cabeça rapidamente de um lado para o outro e baterá uma pata traseira contra o chão.Se ele estiver muito irritado, pode até avançar em outro coelho ou em você.

SINAIS DE ALEGRIA: Eles são divertidos de procurar: seu coelho pode dar pulinhos e giros de alegria no ar e correr ao redor dos seus pés, mostrando que está aproveitando mesmo a vida. Ele também pode mover o queixo como se estivesse mastigando. Todas essas ações demonstram que ele está feliz e gostando da liberdade de movimentos. Se o seu coelho não for castrado, correr ao redor dos seus pés também pode indicar que ele pensa que você é um parceiro aceitável.O animal ainda pode lamber suas mãos e seu rosto quando estiver recebendo carinho, o que pode ser um sinal de que você é muito especial para ele. Ele pode até esfregar o queixo em você, marcando-o como território dele com o cheiro.

SINAIS DE NECESSIDADE DE ATENÇÃO: Seu coelho lhe dará muitas dicas de que precisa de atenção, e estas incluem: cutucar você de leve com o nariz, se enfiar nas suas roupas, subir pela sua perna, pular no seu colo ou mordiscar seus tornozelos. Se ele fizer este último, você pode treiná-lo para parar saindo de perto sempre que ele fizer isso. Recompense o comportamento mais educado com carinhos, conversa ou guloseimas.O coelho também pode fazer um barulho parecido com o grasnar de um ganso para indicar que está irritado ou que quer atenção. Se ele não for castrado, pode fazer esse som ao ser amoroso com você ou com um brinquedo macio.

SINAIS DE DESCONTENTAMENTO: Se seu coelho se afastar, ficar de costas para você sem estar ocupado com outra coisa e ocasionalmente virar a cabeça para ver se você ainda está olhando, ele ficou ofendido com algo que você fez. Você pode pedir desculpas a ele dando-lhe uma guloseima ou um carinho na cabeça, e pode fazer o mesmo com o coelho se ele tiver feito algo que ofendeu você. Ele provavelmente virá pedir desculpas com alguns "beijinhos" ou batidas rápidas de cabeça.

Esperamos que aproveitem ao máximo essas informações.

 

 

Fonte:https://www.facebook.com/coelhudos/photos/a.854437857924008.1073741831.853898864644574/1076635769037548/?type=3&theater

—————

Voltar