Coelhos podem ser bons bichinhos de estimação?

25/06/2013 11:37
 
Felpudos e fofinhos, os coelhos são sempre a sensação na Páscoa. Mas saiba que, se criados em apartamentos desde filhote, eles vivem bem e se tornam bons companheiros para o dia a dia.
 
Alguns coelhos acompanham o dono, brincam e atendem pelo nome. Em apartamento, é melhor dar preferência às raças anãs – diz a veterinária Daniela Prado.
 
Ela Explica que o ideal é deixar o animal na gaiola apenas para dormi, a fim de evitar maior contato com a urina, que causa lesões nas patas. Pelo mesmo motivo, o piso do apartamento não pode ser nem muito escorregadio, nem muito áspero.
 
A escovação diária evita que o coelho fique soltando pelos pela casa e minimiza o risco de causar bolas de pelos em seu intestino e alergias nos donos.
 
E cuidado. Se você não quiser que seus móveis sejam alvo dos afiados dentes do roedor, que crescem a vida toda, basta fornecer brinquedos de madeira. Outra dica é dar os alimentos inteiros.
 
A dieta do animal deve ser rica em fibra. A melhor solução e uma saudável mistura. Sirvam num pote de ração específica para coelho, e em outro, dois tipos de legumes (cenoura, beterraba, pepino ou batata doce), dois tipos de frutas (maçã, pêra ou mamão) e verduras (chicória, agrião, espinafre ou couve). Aliás, a alface, comumente associada ao bichinho, não é uma boa opção, pois são pobres em vitaminas e minerais e podem causar diarréias que são prejudiciais aos coelhos.
 
Na ida ao veterinário, recomendada a cada seis meses, preocupe – se apenas com vermifugação. Coelhos não precisam ser vacinados. E não se espante se seu animal comer as próprias fezes.

—————

Voltar