Coelho Anão & Mini Coelho

01/04/2014 21:15
O coelho teve origem na África em torno de 1100 aC, mais tarde transportado pelos navios fenícios, espalhando-se por toda a Europa, foi utilizado principalmente na alimentação. A seleção em si começa no século XVI, principalmente pelos monges que começaram a selecionar os melhores animais e a formar raças. Recentemente, as raças de coelhos domésticos, depois de vários cruzamentos chegaram ao coelho anão, agora utilizado como um animal de estimação e companheiro. Evidentemente, tais como "primos" o maior, mesmo anão coelho, se apresentam em diferentes raças.
O coelho anão (orictolagus cunicullus) é de pequeno porte e isso faz com que ele tenha grande popularidade. Sua aparência é o maior atrativo, charmoso, grandes olhos redondos, nariz pequeno e achatado, no Brasil os coelhos anões são conhecidos também como mini coelhos. Mini coelho, é um excelente animal de companhia, não faz barulho, ótimo para apartamento, por ocupar pequenos espaços; uma gaiola de 40 cm de largura x 60 cm de comprimento x 40 cm de altura é o suficiente, o seu pêlo não tem cheiros, o seu custo é bastante baixo e sua manutenção também: consome de 0,040Kg a 0,060Kg de ração por cada Kg de peso diariamente. São geralmente mansos e carinhosos com os donos e estabelecem laços afetivos importantes com as crianças e tratadores.
O termo "mini-coelho" abrange, no Brasil, as raças pequenas (que variam entre 1,5 e 3,5 kgs de peso) e as raças anãs (até 1,5 kgs).
Mini-lops têm peso ideal entre 2,4 e 2,7 kgs, holland-lops são um pouco menores (entre 1,4 e 2,0 kgs), e fuzzy-lops ficam entre 1,6 e 2,0 kgs e comprimento entre25 a 30 cm. Lion-heads, ou mini-lions, podem ter entre 1,6 e 2,0 kgs. O mini-holandês é um dos menores, ficando entre 1,3 e 1,5 kgs e até 25 cm.
O coelho anão nos últimos anos tornou-se moda, mas antes de comprá-lo certifique-se de que é realmente isso que você quer, e saber que mesmo pequeno, ele vai tornar-se adulto, que não é só um brinquedo para criança, que vai ter que ter cuidados como:
 
  • Uma gaiola bem arejada, com fundo vazado e bandeja para aparar os dejetos e restos de alimentos;
  • Se possível deixá-lo em liberdade duas horas por dia para que possa brincar e interagir com as pessoas;
 
O coelho é vegetariano e sua dieta deve ser rica em fibras, complementada com uma boa ração peletizada e própria para eles, além de água de boa qualidade. Os legumes e vegetais devem ser dados em pequenas quantidades (cuidado com alface e repolho).
Os coelhos anões atingem a maturidade sexual por volta de 3 meses. As fêmeas dão em média 3 a 4 filhotes por parto.
O coelho anão vive em média entre 7 e 8 anos, se bem cuidado.
 
 
Fonte: http://cuniculturamussoi.blogspot.com.br/2009/01/coelho-anao.html

—————

Voltar