Calor

01/12/2015 21:35

Calor, eterno inimigo:

A chinchila, devido à vegetação e ao clima do seu habitat natural, os Andes, tem pouca oferta de comida e água. Vive escondida em tocas e plantas durante o dia e, a noite, sai em busca de alimentos, sempre correndo o risco de ser atacada por seus predadores naturais. Se ela perdesse energia(calor) de forma rápida , como acontece com os outros roedores, a maioria morreria de fome em pouco tempo. A espécie, através da seleção natural, buscou maneiras de sobreviver. A principal foi a capacidade de gastar energia lentamente. Por isto, ela não possui glândulas sudoríparas e tem a maior quantidade de pelos por superfície dos mamíferos, Desta forma, ela retém energia(calor) e tem condições de crescer e se reproduzir com quantidades mínimas de alimentos.

Agora que já sabemos porque o calor faz mal as chins, vamos ver como podemos minimizar este problema:

1 - Mantê-las em temperaturas abaixo de 30 graus - O mais importante e a sensação térmica. Existem lugares bem ventilados em que a temperatura esta alta , mas a sensação térmica e agradável, principalmente em zonas de serra no Brasil.

E indicado o uso de ventiladores focados direto em cima das chins no verão e, de forma indireta no inverno, prevenindo problemas respiratórios.

O ideal seria que tivéssemos sempre, em casos extremos, a possibilidade de colocá-las em um ambiente com ar condicionado. Principalmente em ondas de calor fora de época, como tem acontecido nos últimos anos..

Deixá-las em ambientes mais frescos, arejados e sem contato direto com raios solares.

2- Sintomas de stress calórico - prostração, convulsões. Dificuldade locomotora, choque e morte.

Como agir?

- Procurar auxilio veterinário com o Clube;

- colocá-la em lugar frio (ar condicionado, não geladeira - * só em casos extremos);

- Molhar toda a chin com água fria;

- Deitá-la em uma bacia com gelo(não direto,em cima de um pano);

- Evitar tocá-la(esperar passar a crise);

- Tentar hidratá-la (água,suco, soro, etc.);

Se ela recuperar-se podemos seguir a rotina normal.As vezes, alguma chins que tiveram stress calórico ficam com seqüelas, principalmente neurológicas.Cada caso deve ser estudado para sabermos qual o melhor tratamento.

O IDEAL E A PREVENCAO - EVITE O CALOR EXCESSIVO!

 

—————

Voltar