Banho em Coelho

09/05/2013 00:22
Um coelho pode ser lavado, mas é melhor fazer isso somente quando absolutamente necessário, porque os coelhos geralmente são muito limpos por si só. Um exemplo e que algumas doenças de pele faz necessários lavar o seu coelho. Ou talvez o seu coelho se impregnou de urina e fezes, faz necessário o banho. Se o seu coelho se estiver com apenas fezes em sua extremidade, é melhor lavar com uma xícara de água morna, sabão e shampoo apropriados, removendo a sujeira do local.
 
No caso de doenças de pele usar shampoo prescrito pelo veterinário ou apenas água, se realmente seu coelho está muito sujo usar shampoo muito leve (shampoo para animais).
 
Por favor, siga estas etapas:
 
Verifique se você tem uma banheira ou uma pia com uma rolha nela. Encha a banheira com água a uma profundidade que o coelho não se assuste, coloque uma parte de água morna. Verifique se você tem tudo que você precisa ao seu alcance: 2 toalhas, shampoo, banheira.
Peque o coelho e o coloque debaixo de uma torneira ou chuveiro e tome o cuidado para que o jato d’água não seja direcionado para o ouvido e olhos do animal. Agora com o animal molhado, pegue o shampoo e o espalhe na superfície de suas mãos e logo em seguida passe no coelho, massageando suavemente, depois enxágüe. Acabando o banho seque o coelho na toalha o enrolando, até ficar bem seco.
 
Algumas observações importantes:
 
O shampoo não deve ser muito concentrado o que pode acarretar irritação na pele do animal;
Tome cuidado para que o shampoo não caia nos olhos;
Cuidado para que a água não caia no ouvido e enxugue as orelhas bem;
Cuidado para que o animal não pegue corrente de ar fria, mantenha o coelho no local do banho até ficar bem seco e se aclimatizar, evitando assim que animal peque uma pneumonia.

—————

Voltar