Alimentação

01/12/2015 21:34

Alimentação

 

A alimentação básica da chinchila deve ser ração peletizada específica para a espécie e alfafa em cubos ou fenada. Com isto, ela deve crescer e se desenvolver plenamente, tendo uma vida saudável e tranqüila. O único caso que ela precisa de suplementação é quando o proprietário decide colocá-la em reprodução. Neste caso, tanto o macho como a fêmea necessitam de um complemento alimentar. Os machos,principalmente para a produção de sêmen e, as fêmeas, para a produção de cálcio.O ideal seria fornecer ração para reprodução,que contém mais nutrientes, sendo produzida hoje por uma única empresa no Brasil. Quem não tem acesso a está ração, pode ultilizar um suplemento de cereais, com aveia, germen de trigo, leite em pó e vitaminas.

Outros alimentos podem também serem fornecidos as chinchilas, porém, nenhum deles é essencial a sua dieta.Por exemplo:

As passas de uva ajudam na interação entre o proprietário e a chinchila, são importantes em casos de animais mais ariscos, para acalmá-los. Não devemos exagerar, pois trata-se de algo muito doce. Uma a duas passas por dia ,no máximo, e, não todos os dias.

Outras frutas secas podem fazer parte de sua dieta, principalmente a maça.

Alguns grãos devem ser evitados, principalmente os oleaginosos, como o amendoim, nozes,milho e a castanha.Eles podem, eventualmente, produzirem aflatoxinas tóxicas as chinchilas, principalmente, os em mau estado de conservação.

Verduras a fresco devem ser evitadas, principalmente a couve. Elas podem ocasionar diarréia e outros problemas intestinais, como a formação de gases.

Se você tem alguma dúvida ainda do que pode ou não dar para a sua chinchila comer entre no pergunte ao veterinário e esclareça tudo com os nossos técnicos especializados no assunto.

Observação importante: As chinchilas não precisam nada, além da ração e alfafa, para desgastarem os seus dentes.Tudo que é utilizado neste sentido serve apenas para o seu lazer.

 

—————

Voltar